‘Warhammer 40,000: Rogue Trader’: um épico de ficção científica

 “Na escuridão sombria de um futuro distante, só existe guerra”, alerta o lema do Warhammer 40.000. Um universo de ficção científica violento sem finais felizes, tem sido o cenário para inúmeros jogos – mas poucos deram vida à sua profecia sombria tão bem como Owlcat Games, o estúdio por trás do extenso jogo de role-playing (RPG) Warhammer 40,000: Rogue Trader .

Como o nome sugere, os jogadores são escalados para o papel de um Rogue Trader – indivíduos aos quais foi concedida liberdade quase ilimitada para vagar pelas estrelas, roubando e governando em nome do Imperium Of Man. Depois de herdar inesperadamente o título de Rogue Trader de seu antecessor, você é colocado no comando de uma nave espacial do tamanho de uma cidade e enviado para frustrar uma trama que abrange toda a galáxia pelas forças malignas do Caos. Se você acha que é um show difícil, espere até sair do prólogo.

Um RPG de visão isométrica, os jogadores exploram planetas em tempo real, mas entram em combate por turnos quando as lutas começam. No mundo brutal de Warhammer, estas batalhas nunca estão longe.

Para piorar a situação, quer você esteja enfrentando cultistas adoradores do Caos ou Xenos mortais, você geralmente está em desvantagem em armas e em número. Para equilibrar as probabilidades, você pode colocar em campo até seis lutadores, e cada um está equipado com algumas das armas mais fortes que se possa imaginar. Um exército de rebeldes pode emboscar você nas profundezas de uma selva alienígena, mas poucos deles podem sobreviver a um terrível golpe de espada ou a um tiro de laser do Long-Las do seu atirador.

O jogo também mede o “momentum” das lutas – mate vilões suficientes e você poderá usar habilidades heróicas incrivelmente poderosas, enquanto perder muitos aliados pode desbloquear últimas jogadas desesperadas. Além de um sistema de cobertura destrutível, Rogue Trader faz um trabalho fenomenal ao vender esses tiroteios massivos e animados.

Essa sensação de escala se traduz no resto do Rogue Trader, que é um RPG de tamanho impressionante. Num minuto você pode estar lutando por sua vida em ruínas governadas por robôs imortais Necrons, no próximo você pode estar fazendo negócios duvidosos em um planeta Hive devastado pelo crime e por cultos. Tudo ganha vida com a escrita de Owlcat, que abraça a brutalidade excêntrica de Warhammer – perdemos a noção de quantas vezes tivemos a escolha de executar alguém por um desrespeito percebido.

Os fãs de Warhammer, em particular, apreciarão a dedicação de Owlcat em dar vida ao mundo gótico de 40K – esta é realmente uma das adaptações mais ricas do universo até hoje – mas não se preocupe se você não consegue distinguir seu Space Marine de seus Tyranids. O jogo pode ser apreciado como um épico de ficção científica independente, e um dicionário integrado explica facilmente qualquer linguagem do universo que surgir.

Porém, nem sempre é fácil, já que o escopo do Rogue Trader pode ser intimidante. Além de batalhas terrestres e aventuras, há combate naval completo, juntamente com sistemas para colonização planetária, gerenciamento de sua reputação intergaláctica e comércio. Essas áreas do jogo provavelmente cairão como Marmite – camadas envolventes para alguns, tarefas grosseiras para outros.




Postar um comentário

0 Comentários