Pela primeira vez na história de Dragon Age , os jogadores não serão capazes de controlar seus companheiros diretamente em The Veilguard . Juntamente com um tamanho reduzido de três, o combate em Dragon Age: The Veilguard se inspira nos jogos Mass Effect . Esta abordagem baseada em ação de Dragon Age tem sido uma mudança agradável segundo a maioria daqueles que tiveram a oportunidade de ver The Veilguard em primeira.

The Veilguard contará com sete companheiros únicos, seis origens para o personagem do jogador e uma narrativa rica que abrange Tevinter Imperium, Arlathan, The Deep Roads, Rivain e Anderfels.

Recentemente, BioWare realizou uma sessão de perguntas e respostas no Discord, onde revelou especializações de classe em The Veilguard , e infelizmente confirmou que Rook seria proibido de usar Blood Magic por motivos narrativos. Espera-se que o Veilguard atinja o nível 50, e seu sistema de talentos é inspirado em títulos JRPG como Final Fantasy 10 . Apesar da forma como seu combate parece à primeira vista, os desenvolvedores estão convencidos de que ele apresenta um sistema de progressão profundo e também terá dificuldades que atendem aos jogadores mais experientes.

As perguntas e respostas confirmaram que Dragon Age: The Veilguard apresentaria três habilidades de combate ativas que os jogadores podem equipar ao sair em uma missão. Além deste equipamento, Rook também terá uma habilidade final, bem como uma habilidade extra definida por seu equipamento. Considerando que a jogabilidade baseada em ação separa habilidades básicas como esquiva, ataques leves ou pesados, há muito espaço para o combate em The Veilguard ser significativo e emocionante.


Os desenvolvedores também sugeriram que um personagem misterioso conduziria o sistema de criação de The Veilguard e confirmaram que a transmogrificação seria apresentada no jogo. Além disso, Rook poderá usar roupas inspiradas em sua facção The Veilguard , como os Antivan Crows ou os Grey Wardens. Os personagens também os tratarão pelo sobrenome em certas circunstâncias, que serão decididas por alguma combinação da raça e origem escolhidas. O diálogo terá muitas oportunidades para Rook definir uma história de fundo e razões para se juntar a uma facção, e muitas vezes terá em conta a sua raça – como jogar como um membro anão dos Mortalitasi.